sexta-feira, 12 de abril de 2013

Caminhar e correr contra os 'pneus'


O sol está a chegar, dizem os meteorologistas, e a ser verdade, igualmente, o aumento da temperatura algumas pessoas começam a pensar no verão. A diminuição de peças de roupa a vestir, os calções, as saias, as camisolas curtas e, ainda, a ida à praia. Nesta fase, a pergunta colocada por muitos é: “O que fazer para derrubar os 'nós físicos'?”

Os 'nós físicos' são aqueles ligados à aparência exterior. E é na primavera que algumas pessoas começam a preocupar-se com os chamados ‘pneus’ adquiridos no inverno. Outra parte da população já pensa: “Que disparate! As pessoas devem aceitar-se tal e qual como o são.” Sim, também acho. Mas que mal tem levar uma vida mais activa e saudável?

Troço da ecopista de Sever do Vouga

O trail running é um desporto que consiste na travessia, a correr, de caminhos florestais ou montanhosos, sendo realizado em condições extremas e exigentes. Esta modalidade, nascida no fim dos anos 90, é uma das sugestões deixadas, aqui no “Nós”, para quem quer fazer novas experiências e fugir à rotina do quotidiano.

Em entrevista à Visão*, Carlos Sá, único corredor profissional em Portugal, admite que a modalidade está a crescer um pouco por todo o mundo. «Há alguns anos, havia cerca de dez provas anuais, com uma média de cem participantes. Hoje, temos corridas todos os fins de semana, a maior parte com centenas de pessoas.» O praticante refere ainda que as inscrições são limitadas devido à preocupação ambiental tida em conta pelos organizadores das provas.

A prática do trail running ou, simplesmente, as chamadas caminhadas são sugestões para a fuga ao sedentarismo e que permitem percorrer antigos trilhos e percursos pedestres. É o conhecer novos lugares e o estar em contacto directo com a Natureza e tudo o que o meio ambiente oferece. Mas, estando na floresta ou na montanha, há que ter alguns cuidados como nunca ficar sozinho e sem telemóvel.

Outra sugestão é a utilização da bicicleta em lazer, mas também como meio de transporte. Se a sua ‘bike’, designação inglesa, tem cesto pode aproveitá-la, por exemplo, para levar pequenas compras. Além disso, tem outras vantagens, que passo a enumerar: dá uma certa independência/ liberdade, contribui para uma boa forma física, faz bem à saúde, é silenciosa (excepto se tiver campainha) e é amiga do ambiente.

Seja a caminhar, a correr ou a andar de bicicleta, o que interessa é sair de casa para que os músculos deixem a preguiça de lado. E, para terminar, fica o exemplo da ciclovia de Ovar, uma extensa rede de 22 km dividida por diferentes troços que ligam o centro da cidade às praias locais, e da ecopista de Sever do Vouga, com mais de 6 km e que surge da reabilitação da antiga linha ferroviária, na sua maioria, paralela ao rio Vouga. Visite!

* Edição de 25 de Outubro de 2012 

1 comentário:

  1. Há sempre 'desculpas' quando não apetece fazer exercicio. Claro que com o aproximar do Verão as corridas ao ginásios e às dietas rápidas aumentam, mas o que será mais saudável? 2horas a transpirar abundantemente no ginásio ou um passeio de bicicleta ou até mesmo a pé, pela natureza, à beira mar ou até mesmo na cidade.
    Muitos bons conselhos para quem procura equilibrar uma dieta saudável e uma vida activa.

    "Mind over the body"

    ResponderEliminar

Nós