quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Janeiro contagiado pela peste da fogaça da Feira


O feriado municipal de Santa Maria da Feira já lá vai, dia 20, mas a festa das fogaceiras continua com uma série de actividades que decorrem até ao final do mês de Janeiro.Concursos de desenho, peças de teatro, concertos e exposições decorrem até ao final de Janeiro.

Fogaça com manteiga

Com mais de cinco séculos de história, a fogaça tem um formato inspirado na torre de menagem do castelo de Santa Maria da Feira e é símbolo da festa maior do concelho. Apesar das inúmeras actividades que ocorrem ao longo de Janeiro, o dia 20 é o marco da Festa das Fogaceiras. 

O dia é de festa e as pessoas saem à rua para ver o cortejo passar. Meninas vestidas de branco desfilam, no centro da cidade, com uma fogaça à cabeça, dando continuidade a uma promessa feito pelo povo, no século XVI, a S. Sebastião, para que os livrasse da peste.

O tempo, no domingo, 20, esteve 'mauzinho' (com 'nós') para festa. Mas o cheiro ao doce secular, que é confeccionado durante todo ano, abre sempre o apetite. E, seguindo a tradição, a fogaça deve ser partida à mão e comida ora simples ora com manteiga, chocolate, geleia, etc. Esta última parte fica ao critério de cada um.

2 comentários:

  1. Este ano não esteve bom para o tradicional desfile das fogaças que apesar de nunca ter tido oportunidade de assistir, espero um dia ter.

    ResponderEliminar
  2. Sim, tem de ficar para uma próxima. Pois a chuva abençoou, este ano, a festa das fogaças e 'amaldiçoou' o desfile.

    ResponderEliminar

Nós